[Resenha]: O Que Há De Estranho Em Mim - Gayle Forman

14 março 2016

Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. 
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.


A autora Gayle Forman sempre foi muito elogiada entre meus amigos leitores, por sua narrativa emotiva e melancólica. Meu primeiro contato indireto com sua obra foi através do filme Se eu ficar, que só conheci por causa da participação de duas atrizes que eu adoro: Chloë Grace Moretz e Liana Liberato. Gostei tanto do enredo do filme, que me senti na obrigação de entrar no universo da autora à partir de seu livro. O que há de estranho em mim surgiu como a minha primeira oportunidade desse contato literário. 

A história, basicamente, me surpreendeu por não ser focado em romance, mas sim em amizade. Ponto para Gayle! Adoro romances, mas quando o autor só utiliza desse artifício no enredo a história torna-se fraca, quase sem sentido pra mim.

Uma foto publicada por Blog Trocando o Disco (@trocandodisco) em

A narrativa é muito leve e fácil de ler, com alguns toques de sarcasmo por parte das personagens. São levantadas diversas questões polêmicas como homofobia e distúrbio alimentar, que abre espaço para a reflexão. E também uma análise sobre a relação de pais e filhos que, em minha opinião, foi a parte mais de maior aprendizado no livro. 

A ideia da autora de escrever um livro falando sobre reformatórios comportamentais surgiu após escrever uma matéria para a revista Seventeen e perceber o quão rígido e sem preparo eram alguns destes locais. Então, de certa forma, o livro tem uma intenção moral, mesmo sendo fictício, o que me agradou muito como leitora. 

“É que a gente acha que a loucura e a sanidade ficam em lados opostos de um oceano, mas na verdade não passam de duas ilhas vizinhas.” (p.194)


Uma foto publicada por Blog Trocando o Disco (@trocandodisco) em



O Que Há De Estranho Em Mim
Título Original: Sisters In Sanity
Autora: Gayle Forman
Ano: 2016 / Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Arqueiro

6 comentários:

  1. Oi Dani!
    Eu tenho dois outros livros da Gayle Forman e ainda não os li, acredita? kkk
    Mas confesso que esse não me chamou tanta atenção quanto os outros, talvez por não ser um tema com o qual estou acostumada =/
    Mas tbm acho muito legal qnd o livro tem uma missão, sabe? Como criticar os reformatórios, por exemplo.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! Tudo bom?
    Eu consegui o e-book deste livro, e por mais que eu adore a escrita da Gayle Forman, esse livro me pegou um pouquinho. Quem sabe numa próxima tentativa né? hahahaha

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o "Apenas um dia" da Forman, a escrita dela é realmente muito boa. O estilo desse livro difere bastante do outro da mesma que li, mas parece ser um ótimo enredo. Deu vontade de ler muito, Haha
    Beijo! Carol
    carolthetwentiesgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Danii!!
    Nossa eu preciso desesperadamente ler algum livro dessa mulher pqp!!
    HAUHUHUA
    Eu tinha pedido esse livro de persente, ma ainda não rolou..acho que vou ter que quebrar o cofrinho!
    Eu adoro livros que focam em amizade,
    Adoorei sua resenha!
    Bjoos
    chacombolacha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei demaaaais desse livro! A amizade, as personagens... Tudinho! Só dei 4 estrelas pq no final achei que tudo aconteceu rápido demais, como se a autora tivesse dado logo o alívio que as personagens tanto queriam. Mas gostei. Foi minha primeira experiencia com a Gayle e quero ler outros dela *-*

    Beijooo

    arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Preciso deste livro!!!! Tbm gosto de romances que focam na amizade.Adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita! Eu respondo por aqui mesmo ou pode deixar o link do seu blog que eu visito você :) Espero que você volte logo! Nanda ;)

TROCANDO O DISCO ♥ FEITO POR: FERNANDA OHASHI

LAYOUT PERSONALIZADO POR: BECREATIVE